Convido você a fazer parte da família Phantasialand, onde centenas de crianças já se formaram. Será um prazer e privilégio fazer parte do desenvolvimento e crescimento de seu bem maior, sua criança.
Com um propósito de formar pequenos cidadãos bilíngues, atuantes, pensantes e criativos, nasceu em JULHO DE 1998, a Escola Phantasialand, trazendo propostas de ensino inovadoras para bebês e crianças, com foco em famílias que necessitavam deixar seus filhos em período estendido, com todos os cuidados necessários que essa necessidade exige.
O nome Phantasialand foi escolhido por uma das Mantenedoras Cinthia Domene, Pedagoga, Psicopedagoga e Diretora Geral da Escola, tendo seu olhar clínico em todos os detalhes.
Em todos estes anos, a Escola tornou-se especialista no ensino bilingue em bebês e crianças, trazendo uma educação completa, atendendo a todas as famílias de forma integral e inovadora.
Hoje, o Phantasialand Group, é formado por duas Unidades Educacionais instaladas no Bairro da Chácara Santo Antônio.
O CDB - Centro de Desenvolvimento para Bebês, atende crianças de 4 meses a 2 anos e a Unidade I – Educação Infantil, que atende crianças de 2 a 5 anos.
Navegue pelo nosso site e conheça de perto nossos diferenciais em cada etapa.
O papel fundamental de Escolas de Educação Infantil é o cuidar da criança, em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar), principalmente o educar, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral, estimulando as diferentes áreas de desenvolvimento, aguçando sua curiosidade, desenvolvendo as capacidades, entre outros.
Visando este papel, a Phantasialand Group enfatiza em sua metodologia o Sócio Interacionismo do pesquisador Vygotsky, propondo que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando ideias, gerando novas experiências e conhecimento. A aprendizagem é uma experiência social de interação pela linguagem e pela ação. Sendo a interação social a origem e motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual.
A aprendizagem nos ambientes de estudo, é resultado de atividades que proporcionam interação, cooperação social, atividades instrumentais e práticas. Desta maneira, as atividades são colaborativas, possibilitando que o aluno vá além do que seria capaz sozinho. Nesse sentido, o professor mediará a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente, preparando-os para um espaço de diálogo e interação.
Nosso espaço escolar não é apenas um “cenário” onde se desenvolve a educação, mas sim “uma forma silenciosa de ensino”. Em termos de contribuição, nossas estruturas físicas oferecem um lugar acolhedor e prazeroso para a criança... Um lugar onde as crianças brincam, criam e recriam suas brincadeiras, sentindo-se independentes e estimuladas.
Contamos com cenários lúdicos, despertando o faz de conta, jardim, pomar e horta, trazendo a criança cada vez mais próxima da natureza, paredes estimuladoras aguçando a curiosidade dos alunos, além de uma estrutura completa, de qualidade e segura, para que todos os alunos aproveitem a todos os espaços em tempo integral de permanência conosco.
Confira nossos espaços abaixo, os quais contam com mobiliários educativos, trazendo um conceito inovador para a Educação Infantil:
• Salas de aulas e de estimulação amplas e arejadas, contando com ar condicionado e ventiladores;
• Sala de amamentação;
• Salas de banho;
• Playground's abertos e cobertos;
• Mini quadra;
• Biblioteca em português e inglês;
• Espaço sensorial;
• Ateliê de artes;
• Refeitório / Lactário;
• Salas imersivas;
• Solário / Jardim;
• Banheiros próprios para bebês e crianças;
No Brasil não há uma diretriz nacional que regulamenta o funcionamento das escolas bilíngues e como essas instituições devem operar. O que há são os Conselhos Municipais de Educação (CME), e a Phantasialand Group além de estar em acordo com os CME da cidade de São Paulo, é eficiente na matriz carga horária X interdisciplinaridade X cultura X vivência:
Carga horária: Em geral as escolas de Educação Infantil que têm Programas Bilíngues oferecem 1 aula diária de 1 hora de duração ou menos. Na Phantasialand Group, as aulas são de 2 horas de duração diariamente; São mais de 40 horas mensais de aulas por grupo. São várias professoras de inglês todos os dias.
Interdisciplinaridade: O conteúdo das aulas em português sugerido pelo Sistema Etapa e o Projeto Anual da Phantasialand Group relacionado ao meio ambiente também são ensinados em inglês. Os temas principais são cores, números, animais, alimentos, corpo humano, roupas, casa, família e brinquedos. Os temas são passados para as crianças em “espiral crescente” desde o berçário, norteados por livros de literatura estrangeira, com graus de contextualizações e aprofundamento pertinentes para cada faixa etária, e ministrados com variados materiais lúdicos.
Envolvimento cultural: A Phantasialand Group entende que o Programa Bilíngue deve visar não apenas a competência na comunicação em inglês, mas também o conhecimento das culturas dos países nativos, além da aceitação do pluriculturalismo existente em nossa sociedade. Datas comemorativas e/ ou acontecimentos históricos como Valentine’s Day, St. Patrick’s Day, Halloween e Thanksgiving; aulas de culinária de brownie, cookie e panqueca; teatro e mostras culturais dentre outras atividades são realizadas com as crianças. Todo mês tem algo cultural!
Vivência: Mais um diferencial da Phantasialand Group que aumenta a exposição das crianças ao inglês de forma natural, é que parte das aulas é no momento do lanche, higiene e parque, assim, as crianças mais uma vez são inseridas no conceito do inglês ser um meio de comunicação e não um objetivo final. O idioma está em todas as partes da escola como no Vegetable Garden e Library.
CLIL: Content and Language Integrated Learning ou Aprendizagem Integrada de Conteúdo e de Língua promove uma maneira mais natural de aprender um idioma estrangeiro. O Programa Bilíngue da Phantasialand Group, torna mais natural o aprendizado do inglês seguindo esse princípio: aulas 100% “EM” inglês integradas com o cotidiano das crianças e não apenas aulas “DE” inglês (que estaria mais relacionado exclusivamente à parte linguística do idioma).
Sociointeracionismo – metodologia de ensino: Também presente nas aulas de inglês que alinhadas à metodologia ativa proporciona que as crianças sejam as protagonistas, com o professor sendo mediador e não detentor único do conhecimento, e a criança tendo a oportunidade de trocar experiências, sendo motivada a participar ativamente da aquisição do conhecimento brincando e produzindo criativamente, criticamente, comunicativamente e colaborativamente as atividades em sala de aula.